Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

ONU insta Camarões a promoverem reconciliação nacional

Imprimer PDF

YAOUNDE,  Camarões, 30 setembro (Infosplusgabon) - A Organização das Nações Unidas (ONU) exortou as autoridades camaronesas a “promoverem as medidas de reconciliação nacional a fim de encontrarem uma solução duradoura para a crise(..) resolvendo as suas causas profundas”.

 

O apelo consta dum comunicado publicado quinta-feira última pelo porta-voz do Secretário-Geral (SG) da ONU, Stéphane Dujaric, face à crise prevalecente há vários meses nas localidades anglófonas dos Camarões.

 

Este apelo surge a dois dias da data de 1 de outubro, escolhida pelos separatistas anglófonos para pronunciar a divisão dos Camarões e a criação do Estado de Ambazonia, decisão a que o Estado camaronês  responderam com medidas drásticas para fracassar o projeto.

 

O porta-voz do Secretário-Geral da ONU apelou aos dois campos para maior responsabilidade.

 

« O Secretário-Geral está profundamente preocupado com a situação nos Camarões, nomeadamente devido aos recentes incidentes de segurança ocorridos em Bamenda (norte) e em Doualá (sul) e à subida da tensão nas localidades do Sudoeste e do Noroeste, ligadas aos eventos previstos para 1 de outubro », indica Dujaric.

 

Encorajou as autoridades camaronesas a continuarem a envidar  os seus esforços para resolverem as queixas da comunidade anglófona do norte do país.

 

« O Secretário-Geral sublinha a importância de fazer prevalecer a unidade e a integridade territorial dos Camarões e pediu a todas as partes para se absterem de atos suscetíveis de  conduzir a uma escalada da tensão e da violência », acrescenta a nota.

 

A seu ver, «um diálogo verdadeiro e inclusivo entre o Governo e as comunidades das localidades do sudoeste e do noroeste representa o melhor meio de preservar a unidade e a estabilidade do país ».

 

O Secretário-Geral da ONU está « pronto para apoiar estes esforços, nomeadamente através da Representação Regional das Nações Unidas para a África Central (UNOCA) », afirmou.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/OLP/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3270 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash