Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Banco Africano de Desenvolvimento aprova garantia de mil milhões de dólares do Reino Unido para apoiar a Transição Energética Justa na África do Sul

Imprimer PDF

LIBREVILLE, Gabao,12 de dezembro (Infosplusgabon) - O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um programa de garantia de mil milhões de dólares em colaboração com o ‘Foreign Commonwealth and Development Office’ (Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento -  FCDO) do Reino Unido, que permitirá ao Banco aumentar a sua capacidade de empréstimo para apoiar a Transição Energética Justa (JET) da África do Sul.

 

 

Desenvolvido em estreita colaboração com o Governo da República da África do Sul, o programa apoiará projetos alinhados com o plano de investimento JET da África do Sul – transporte e armazenamento para equilibrar a rede, produção de energia renovável, eficiência energética, reabilitação do fornecimento de eletricidade municipal, hidrogénio verde, novos veículos elétricos e projetos que abordem a dimensão "justa", nomeadamente na província de Mpumalanga.

O Banco Africano de Desenvolvimento continua empenhado em acompanhar a África do Sul nesta importante jornada

A aprovação é oportuna e atual, pois ocorre durante a COP28, em que o aumento do financiamento da luta contra o clima é uma questão importante. O Vice-Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento para a Eletricidade, Energia, Clima e Crescimento Verde, Dr. Kevin Kariuki, observou que "esta é mais uma operação inovadora que reafirma a liderança do AfDB na criação de soluções financeiras para aumentar o acesso ao financiamento climático para um desenvolvimento com baixo carbono e contribui para as ambições de África sobre emissões líquidas zero”.


Melinda Bohannon, Diretora-Geral de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento do FCDO, declarou: "O FCDO continua empenhado na Parceria para uma Transição Energética Justa com a África do Sul, que apoia o crescimento e o emprego ecológicos, melhora a segurança energética, e ajuda a África do Sul a concretizar as suas ambições de redução das emissões de carbono, tal como estabelecido na sua Contribuição Nacional Determinada. Esta garantia permitirá desbloquear fundos para projetos no âmbito do plano de execução da Transição para uma Energia Justa recentemente publicado pela África do Sul, e vem juntar-se à oferta de subvenções recentemente aumentada de forma significativa pelo International Partners Group, e estamos a utilizar algumas dessas subvenções para ajudar a desenvolver uma reserva de projetos de investimento".

Mmakgoshi Lekhethe, Diretor-Geral Adjunto para a Gestão de Ativos e Passivos do Tesouro Nacional da África do Sul, comentou: "Estamos satisfeitos com a aprovação pelo Conselho de Administração do AfDB do quadro de garantias que irá aumentar o acesso da África do Sul ao financiamento do Banco em mil milhões de dólares. Isto marca uma importante parceria entre o nosso governo, o Reino Unido e o AfDB para melhorar a nossa capacidade de implementar a transição energética justa da África do Sul de uma forma equitativa e socialmente responsável. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com o AfDB na preparação e financiamento de uma série de programas e projetos no âmbito das nossas áreas prioritárias de transição justa, incluindo as identificadas no Plano de Implementação do JET. Enquanto banco de desenvolvimento com uma vasta experiência na transição justa no continente, o AfDB é o parceiro ideal para nós nesta importante iniciativa".

Max Ndiaye, Diretor de Sindicância, Cofinanciamento e Soluções para Clientes, referiu a anterior colaboração entre o Banco e a FCDO, e aplaudiu esta transação como mais uma demonstração dos esforços contínuos do Banco para atender às recomendações do G20 sobre a adequação de capital, que apelam a uma maior colaboração e apoio adicional dos acionistas para a otimização do balanço dos bancos multilaterais de desenvolvimento.

"Ao permitir que o Banco aumente a sua capacidade de empréstimo, este acordo de garantia histórico irá apoiar grandemente a Transição Energética Justa da África do Sul", referiu a Diretora-Geral do Banco Africano de Desenvolvimento para a África Austral, Leila Mokaddem. "O Banco Africano de Desenvolvimento continua empenhado em acompanhar a África do Sul nesta importante jornada", acrescentou. (African Development Bank Group (AfDB)).

 

FIN/INFOSPLUSGABON/FRE/GABON2023

 

Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3651 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash