[ Inscrivez-vous ]
29 Novembre 2020
Conakry, Guiné, 29 novembro (Infosplusgabon) - A Guiné-Conakry registou 33 novos casos confirmados de coronavírus, após teste de 2.125 amostras, uma taxa de positividade de 1,67 por cento, anunciou no seu boletim diário a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
Ao mesm tempo, 39 pacientes foram declarados curados nos centros de tratamento epidemiológico, onde não foram registadas novas mortes.
Desde o primeiro caso, detetado, em março último, o país registou 13.039 casos positivos contra 11.982 curados e 76 mortes.
No fim de semana passado, o Presidente Alpha Condé anunciou a prorrogação do Estado de Emergência sanitária, em todo o território nacional, afirmando que a taxa de positividade estava a aumentar no país, onde passou de cinco por cento para 10 por cento.
Acrescentou que o risco de deterioração da situação epidemiológica permanece muito elevado, na capital do país, Conakry, onde as comunas de Ratoma e Matoto são as mais afetadas.
Tendo em conta a gravidade da situação, ele anunciou que o seu Governo decidiu testar o pessoal dos vários ministérios, sem exceção, acrescentando que as empresas privadas, nomeadamente as empresas mineiras e industriais, serão convidadas a tomar todas as providências para testar sistematicamente todos os seus trabalhadores.
O chefe de Estado guineense exortou os atores da sociedade civil a empenharem-se fortemente para levar as populações a aceitarem o rastreio sistemático.
"Cabe-nos a nós remobilizar e intensificar os nossos esforços para quebrar a cadeia de contaminação. Caso contrário, tal como os países mais afetados, seremos obrigados a tomar as medidas restritivas necessárias. Este é um cenário que não queremos, mas que infelizmente será o preço a pagar para erradicar a epidemia", advertiu.
O Governo guineense inaugurou recentemente um novo centro de tratamento epidemiológico com mais de 200 lugares, totalmente equipado pelos Emirados Árabes Unidos.
FIN/ INFOSPLUSGABON/MGH/GABON2020
© Copyright Infosplusgabon