[ Inscrivez-vous ]
29 Novembre 2020
Brazzaville, Congo, 28 novembro (Infosplusgabon) - O estado de emergência sanitária foi aprovada no Congo por um período de 20 diasm a partir de 27 de novembro de 2020, anunciou a rádio pública.
A aptovação desta medida aconteceu depois de as duas Câmaras do Parlamento, designadamente a Assembleia Nacional e o Senado, ter adotado pela 12.ª vez, sexta-feira, em Brazzaville, um projeto de lei sobre esta medida, segundo a mesma fonte.
O projeto de lei que autoriza a prorrogação do estado de emergência sanitária ora votado pelos parlamentares permitirá ao Governo continuar a implementar certas medidas, ajustar algumas e tomar outras, se necessário, para melhor proteger a população contra o coronavírus.
Em resposta aos parlamentares, o ministro congolês da Justiça, Direitos Humanos e Promoção dos Povos Indígenas, Aimé Ange Wilfrid Bininga, salientou que o relatório da Coordenação Nacional de Resposta ao Coronavírus registou o ressurgimento da doença no país.
Um ressurgimento que, a seu ver, é a consequência de "um laxismo geral na observância das medidas decretadas pelo Governo para combater a pandemia."
A fim de conter a pandemia, a população deve respeitar escrupulosamente as medidas de barreira, reiterou Aimé Ange Wilfrid Bininga.
"O respeito das medidas de barreiras deve ser feito com o apoio da polícia e a aplicação da lei. A população deve recomeçar respeitar o uso obrigatório de máscaras. O mesmo se aplica aos transportadores públicos que têm a obrigação de respeitar, o que lhes é prescrito em termos de pessoas a serem transportadas", acrescentou.
Nesta sessão plenária, o ministro Ange Wilfrid Bininga insistiu na observância de medidas de luta contra a covid-19 por parte dos comerciantes. Pedimos aos comerciantes que voltem ao bom exemplo que temos dado desde março último", concluiu.
De acordo com o balanço epidemiológico feito quarta-feira pelo Ministério congolês da Saúde e População, o Congo soma atualmente cinco mil 632 casos confirmados de coronavírus, incluindo três mil 998 curados e 93 óbitos.
Todas as 12 províncias do país são afetadas pela pandemia, nomeadamente Brazzaville (cidade capital do país) e Ponta Negra (sul) que são o epicentro da doença.
FIN/ INFOSPLUSGABON/MGH/GABON2020
© Copyright Infosplusgabon