[ Inscrivez-vous ]
19 Novembre 2020
Tripoli, Líbia, 18 novembro (Infosplusgabon) - A Líbia avaliou terça-feira com as Nações Unidas (ONU) a sua parceria com os oragnismos especializados desta organização no apoio a deslocados e grupos mais afetados pela guerra de Tripoli.
A guerra em Tripoli, desencadeada por uma ofensiva militar lançada pelas forças do marechal Khalifa Haftar, a 4 de abril de 2019, deixou quase 300 mil deslocados.
Contribuiu para as precárias condições de vida dos habitantes das zonas da linha da frente, a sul da capital líbia, para além do problema das minas na região.
A reunião desta terça-feira, em Tripoli, juntou o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarraj, e o representante especial adjunto do secretário-geral da ONU e coordenador residente para os Assuntos Humanitários na Líbia, Yacoub el Hillo.
Tratou da questão da parceria entre a Líbia e as agências das Nações Unidas especializadas no campo humanitário, para apoiar os deslocados e os grupos mais afetados pela agressão contra Tripoli.
Este apoio é ainda extensivo aos imigrantes ilegais, segundo uma declaração emitida pelo gabinete de imprensa do Conselho Presidencial líbio.
A nota indica que a monitorização da implementação de ações no âmbito do plano "Resposta Humanitária na Líbia 2020" está a ajudar, através da coordenação com os municípios e agências governamentais especializadas, a cobrir uma série de áreas vitais como a saúde, a educação, a água e o saneamento em áreas remotas.
FIN/INFOSPLUSGABON/OPL/GABON2020
© Copyright Infosplusgabon