Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Sociedade civil exige dissolução de Tribunal Constitucional e Parlamento no Mali

Imprimer PDF

Bamako, Mali,24 junho (Infosplusgabon) - O Conselho Nacional da Sociedade Civil do Mali propôs a demissão do Tribunal Constitucional e a dissolução da Assembleia Nacional, para uma saída da grave crise sociopolítica que o Mali atravessa.

 

Os resultados finais das eleições legislativas de março e abril de 2020 proclamados pelo Tribunal Constitucional foram contestados por vários partidos políticos que acusam esta jurisdição de lhes ter roubado a sua vitória em benefício do partido no poder, a Coligação para o Mali (RPM), e consideram como ilegítima  a nova Assembleia Nacional.

 

Durante um encontro com a imprensa local, o Conselho, que reúne várias organizações da sociedade civil, propôs igualmente a satisfação das reivindicações  sociais e a instauração de um "Governo de abertura".

 

Propôs ainda a criação de um dispositivo de acompanhamento do Diálogo Nacional Inclusivo (DNI), organizado em dezembro passado para resolver os problemas múltiplos do país e cujas principais recomendações tardam a ser executadas.

 

Esta organização, que se diz preocupada com o bem-estar dos cidadãos malianos e "consciente da necessidade imperiosa de preservar a paz e a serenidade,  trabalha para estabelecer um diálogo entre os membros do movimento de 5 de junho e o campo governamental".

 

O Conselho Nacional da sociedade civil do Mali revelou que já se reuniu com os protagonistas desta crise, em particular a coligação do influente imã Mahmoud Dicko, líder da contestação contra o Governo instituído; o primeiro-ministro e o Presidente da República.

 

Partidos políticos e associações da sociedade civil organizaram uma manifestação pacífica nos dias 5 e 19 de junho corrente, que reuniu milhares de pessoas na Praça da Independência, em Bamako, para denunciar a "má governação" do país e pedir a demissão do Presidente Ibrahim Boubacar Kéita.

 

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/PVX/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3933 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash