Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente angolano confiante em desfecho satisfatório na RDC

Imprimer PDF

Luanda, Angola, 22  Junho (Infosplusgabon) - O Presidente angolano, João Lourenço, disse acreditar num desfecho satisfatório da situação na República Democrática do Congo (RDC), país que vai a eleições gerais a 23 de dezembro deste ano.

 

Segundo Lourenço, que falava sexta-feira, em Luanda, na abertura da 20ª reunião do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), as autoridades congolesas deram passos importantes para a implementação dos acordos de São Silvestre, que prevêem a organização de eleições presidenciais, legislativas e provinciais.

 

“Acreditamos que a situação na RDC se encaminha para um desfecho satisfatório, tanto quanto nos foi dado a conhecer pelas autoridades competentes congolesas”, declarou.

 

João Lourenço, que preside ao Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, considerou que a conclusão do registo de eleitores e o asseguramento do orçamento para as eleições "são sinais que podem contribuir para o desanuviamento das tensões internas e o reforço da confiança mútua entre todas as partes".

 

Defendeu ações que vão ao encontro das posições da SADC, da União Africana (UA) e das Nações Unidas (ONU), considerando que essas organizações convergem na necessidade do respeito pelos acordos de São Silvestre, livremente assumidos pelos principais autores políticos, governo, oposição e sociedade civil da RDC.

 

Em função disso, prosseguiu, "e apesar do otimismo que devemos manter para a realização efetiva das eleições, apelamos a todos os intervenientes no processo de regularização do conflito na RDC para que continuem empenhados em garantir um ambiente propício para a realização de eleições pacíficas e cedíveis".

 

Marcadas inicialmente para 31 de dezembro de 2017, as eleições na RDC foram remarcadas para 23 de dezembro de 2018, estando 599 partidos políticos registados para concorrer às eleições presidenciais.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/UIO/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3387 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash