Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Oposição volta às ruas no Togo

Imprimer PDF

Lomé, Togo, 13  novembro (Infosplusgabon) - A oposição togolesa decidiu sair novamente às ruas de 16 a 18 deste mês em todo o território nacional, soube esta segunda-feira a Infosplusgabon de fontes próximas da coligação das 14 formações políticas que levam a cabo desde agosto passado uma luta contra o regime instituído.

 

A oposição parece motivada pelo êxito das manifestações de 7 a 9 de novembro corrente, exigindo o regresso à Constituição de 1992, o voto dos Togoleses da diáspora e a abertura das instituições da república concentradas nas mãos do partido no poder.

 

As novas manifestações estão programadas, apesar do apelo para o diálogo do Presidente Faure Gnassingbé, e algumas medidas de apaziguamento tomadas, a 7 de novembro,  nomeadamente, a libertação de 42 militantes da oposição detidos, a entrega aos proprietários das motos apreendidas no local de manifestações e o levantamento do controlo judicial do chefe de fila da oposição, Jean Pierre Fabre.

 

Na semana passada, apesar destas medidas, as manifestações intensificaram-se, mesmo nas cidades recuadas do país.

 

Sábado, a cidade de Dapaong, próxima do Burkina Faso, no norte do país, organizou por seu turno uma gigantesca manifestação pelos mesmos motivos ligados às reformas.

 

A questão das reformas envenena a vida sociopolítica do Togo desde 19 de agosto, com vários partidos políticos da oposição a formar uma coligação de 14 formações políticas para exigir o regresso à Constituição de 1992 que, segundo elas, garante as condições duma boa prática democrática e instituições republicanas.

 

Desde então, 15 pessoas morreram das quais elementos das forças da ordem e crianças.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/LPN/ GABON 2017

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3932 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash