Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente da Comissão Europeia visita Cabo Verde este mês

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 3  Novembro (Infosplusgabon) - O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, vai visitar Cabo Verde, de 30 de novembro e 01 de dezembro este ando, trazendo na agenda um programa que inclui o estabelecimento de novos compromissos com o Governo do arquipélago, apurou a Infosplusgabon, sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte diplomática.

 

Em nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades cabo-verdiano (MNEC) assinala que a visita surge em resposta a um convite do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, feito durante a sua visita em Bruxelas, em outubro de 2016.

 

Esta dealocação surge também na sequência de uma visita de trabalho do ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, em Bruxelas,, entre 23 e 27 de outubro passado.

 

A nota recorda que, no âmbito dessa deslocação, Luís Filipe Tavares manteve, na altura, encontros com a representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, e com os comissários europeus para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, e Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

 

"Nos vários encontros foram abordados temas tanto da agenda bilateral, como multilateral, bem como os progressos alcançados no quadro da implementação da Parceria Especial União Europeia/Cabo Verde e perspetivas para o reforço da cooperação em domínios considerados chave para o desenvolvimento de Cabo Verde", refere o MNEC.

 

O futuro das relações entre os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e a União Europeia (UE), a implementação da Agenda 2030 e a quinta cimeira União Africana/União Europeia foram igualmente "extensivamente analisados", acrescentou a nota.

 

O chefe da diplomacia caabo-verdiana reuniu-se igualmente com o homólogo belga, Didier Reynders, com quem assinou um acordo aéreo entre a Bélgica e Cabo Verde com vista ao reforço das ligações aéreas entre os dois países.

 

Ainda no quadro da missão, Luís Filipe Tavares encontrou-se com responsáveis da companhia Brussels Airlines, que iniciou a 29 de outubro a realização de dois voos semanais para as ilhas cabo-verdianas da Boavista e do Sal.

 

"A visita do chefe da diplomacia cabo-verdiana à Bélgica e à União Europeia visou reforçar as ações que vem sendo desenvolvidas pelo governo de Cabo Verde em prol do reforço da cooperação com a União Europeia e seus Estados-Membros e o relançamento de perspetivas de cooperação em domínios chaves como a liberalização dos vistos, a segurança, a economia marítima e o turismo", sublinha a nota do MNEC.

 

A visita serviu igualmente para reforçar o apelo de Cabo Verde à União Europeia e seus para participarem nos esforços de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola que Cabo Verde atravessa.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/KGO/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

 

Qui est en ligne!

Nous avons 3401 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash