Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Défice da balança comercial aumenta 0,3% em Cabo Verde

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 2  Novembro (Infosplusgabon) -  A balança comercial de Cabo Verde registou um agravamento de 0,3 porcento, no terceiro trimestre deste ano, segundo dados do Comércio Externo apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

No período em referência, as exportações diminuíram 10 porcento e as importações 0,5 porcento, relativamente ao trimestre homólogo, enquanto que as reexportações evoluíram positivamente (85,6%).

 

O agravamento do défice da balança comercial foi também acompnhado pela diminuição da  taxa de cobertura das importações em 0,7 pontos percentuais.

 

Ainda no terceiro trimestre do ano em curso, a Europa manteve-se como o principal cliente de Cabo Verde,  absorvendo 97,1 porcento de todas as exportações com origem em Cabo Verde.

 

Relativamente aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, constata-se que Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando cerca de 77,9 porcento do total das exportações.

 

Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações, com 18,7 porcento, aumentando 0,3 pontos percentuais, em relação ao mesmo período do ano de 2016, avança o INE.

 

Por seu turno, as exportações de Cabo Verde para o continente africano não existiram, mas as importações com origem em África aumentaram em volume, passando de 439 mil contos cabo-verdianos para 462 mil contos, o que consolidou o continente africano como o terceiro maior vendedor para o arquipélago, sendo a Ásia o segundo.

 

Segundo o INE, no terceiro trimestre do ano, os produtos importados por Cabo Verde que registaram aumento foram reatores e caldeiras (23,7%), combustíveis (15,6%), leite (21%), arroz (24,6%) e bebidas alcoólicas (2,9%).

 

Portugal realizou 43,3 porcento do total das importações de Cabo Verde e lidera a lista dos fornecedores, mesmo com uma diminuição de 3,3 pontos percentuais.

 

Em segundo e terceiro lugares da lista estão Itália e China, com 7,8 porcento cada do total das importações do arquipélago cabo-verdiano que diminuíram 0,5 porcento.

 

Relativamente às exportações, Espanha lidera a tabela com 78 porcento do total dos produtos exportados pelo arquipélago.

 

Portugal ocupa o segundo lugar na lista dos clientes de Cabo Verde, representando 18,7 porcento do total.

 

Preparados e conservas de peixes (49,2%), peixes, crustáceos e moluscos (29,4%) e vestuários (9,7%) foram os produtos mais exportados por Cabo Verde no terceiro trimestre do ano.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/YHO/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 12273 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash