Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Tribunal rejeita anulação de processo judicial contra edil de Dakar detido

Imprimer PDF

DAKAR, Senegal, 23 Setembro (Infosplusgabon) - O Tribunal Supremo do Senegal negou, quinta-feira, ao edil de Dakar Khalifa Sall, um recurso em anulação do processo judicial aberto contra si há seis meses, soube a Infosplusgabon  junto dos seus advogados.

 

Os conselheiros de Khalifa Sall fizeram este pedido de anulação em maio último para denunciar violações das regras de procedimento bem como dos direitos da defesa e exigir a liberdade do seu cliente.

 

Clédor Ciré Ly revelou à Infosplusgabon que, segundo a lei, qualquer pessoa tem direito à assistência do seu advogado logo depois da sua detenção.

 

"Esta formalidade deve ser transcrita na auta sob pena de nulidade", precisou o jurista considerando que, no caso do edil de Dakar, esta regra não foi respeitada.

 

Assinala que o seu cliente foi interrogado várias vezes sem assistência dum advogado e que

seus conselheiros interpuseram recurso depois de rejeitado o seu requerimento em anulação do processo pela câmara de acusação do Tribunal de Apelação de Dakar.

 

Khalifa Sall, em detenção preventiva desde 7 de março último, é perseguido por "desvio de fundos públicos" avaliados em um bilião e 800 milhões de francos CFA (cerca de três milhões e 300 mil dólares americanos).

 

A justiça senegalesa também recusou vários pedidos de liberdade provisória do administrador da cidade capital do Senegal, Khalifa Sall.

 

O procurador abriu um inquérito depois dum relatório da Inspeção Geral de Estado (IGE) que revelou despesas não justificadas nas contas da câmara municipal de Dakar entre 2011 e 2015.

 

O edil Khalifa Sall está em prisão em Dakar com cinco dos seus colaboradores perseguidos por cumplicidade no desvio dos fundos em apreço.

 

Foi eleito deputado no termo das legislativas de 30 de julho de 2017 mas a Justiça o mantém em cativo até ao seu julgamento.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/PML/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3901 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash