Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Mais de nove mil refugiados congoleses em Angola regressam a Kasai na RDC

Imprimer PDF

KINSHASA,  RD Congo, 22 Setembro (Infosplusgabon) - Mais de nove mil cidadãos congoleses, refugiados em Angola,  acabam de ser repatriados voluntariamente, revela um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) sobre a crise complexa na região de Grand Kasai, no centro-sul do país.

 

Segundo os resultados preliminares duma missão conjunta em Kamako (cidade fronteiriça, de norte de Angola), de delegados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), da Comissão Nacional para os Refugiados (CNR) e do Governo provincial do Kasai, 145 crianças não acompanhadas identificadas por Caritas (organismo humanitário) carecem sobremaneira da ajuda humanitária, de acordo com este relatório a que a PANA teve açesso quinta-feira última.

 

Contactos realizados com autoridades locais, serviços de segurança na fronteira, repatriados voluntários e organizações da sociedade civil congolesas não confirmaram a presença de caso de expulsão.

 

Segundo a fonte, não se registou nenhum anúncio de novos financiamentos durante o período coberto por este relatório.

 

Dum total de 64,5 milhões de dólares americanos pedidos no apelo breve lançado em abril último para a emergência complexa na região de Grand Kasai, cerca de 23,7 milhões de dólares americanos (37porcento) foram disponibilizados.

 

Além disso, dez milhões (15 porcento) foram anunciados, mas ainda não foram disponibilizados mas o financiamento e a execução dos fundos anunciados continuam a ser uma prioridade, indica o documento.

 

Com efeito, as violências eclodiram em Grand Kasai, depois da revolta dos apoiantes de Kamuina Nsapu, soba morto em agosto de 2016 durante uma operação militar, o que causou múltiplos deslocamentos das populações no interior da zona e para Angola.

 

Este relatório foi produzido por OCHA/RD Congo em colaboração  com parceiros de Kasai, Kasai Central e Kasai Oriental para o período de 26 de agosto a 8 de setembro de 2017.

 

Grand Kasai compreende as províncias de Kasai, Kasai Central, Kasai Oriental, Lomami e Sankuru.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MOI/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3918 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash