Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Nigéria declara movimento separatista de Biafra organização terrorista

Imprimer PDF

ABUJA, Nigéria, 21 Setembro (Infosplusgabon) -  O Supremo Tribunal Federal qualificou oficialmente quarta-feira em Abuja como organização terrorista os Povos Indígenas de Biafra (IPOB), grupo separatista no sudeste do país.

 

A declaração consta dum documento da referida jurisdição assinado pelo seu escrivão, Babatunde Adejoro Ashafa, a pedido da Procuradoria-Geral Federal, introduzido pelo ministro federal da Justiça, Abubakar Malami.

 

O líder principal do IPOB, Nnamdi Kanu, liberto sob caução em abril último depois de detido em outubro de 2015, intensificou a campanha lançando um apelo à organização dum referendo a favor da sua independência da Nigéria.

 

O apelo desencadeou confrontos violentos entre militantes do IPOB e as forças de segurança da Nigéria, fazendo com que o movimento fosse declarado sexta-feira última organização terrorista.

 

O documento do Tribunal que contém a decisão do presidente interino do Tribunal Federal, o juiz Abdul Kafarati, indica em parte que "uma decisão desta augusta jurisdição que declara que as atividades do movimento IPOB em toda a Nigéria, sobretudo nas localidades do sudeste, constituem atos de terrorismo e de ilegalidade.

 

Os domínios da parceria entre os dois países envolvem a indústria, equipamentos agrícolas, a tecnologia energética, ciências da vida, a formação em medicina, a informática, o agronegócios, o turismo, o café e o chá.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/ATY/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5398 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash