Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Cabo Verde prevê crescimento económico de 7 porcento

Imprimer PDF

PRAIA, Cabo Veerde, 20 Setembro (Infosplusgabon) - O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde (PEDS) para o período 2017-2021 perspetiva um crescimento económico de país de 7 porcento, a partir de 2020, e a redução da taxa de desemprego de 15 para 9 porcento.

 

O documento, que está em fase de socialização, desde terça-feira última, perspetiva ainda o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante em paridade de poder de compra de seis mil 744 dólares para oito mil 864 dólares em 2021.

 

O aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a redução do Coeficiente de Gini para ter menos desigualdade nas ilhas e a redução da pobreza de 35 para 28,2 porcento em 2021, são as outras metas que o Governo pretende alcançar até ao final do seu mandato em cerca de três anos e meio.

 

Segundo a diretora nacional do Plano, Carla Cruz, o PEDS comporta três pilares, designadamente o económico, o social e o da soberania e prevê a criação de 35 programas alicercados no pilar da economia que também traz toda a questão da valorização das ilhas, através da regionalização do plano.

 

A transformação Cabo Verde num “país plataforma” é uma das respostas do PEDS para garantir a inserção dinâmica do país na economia mundial e desta forma promover o emprego e assegurar rendimento às famílias.

 

No pilar económico, para além da melhoria do ambiente de negócios, da valorização das ilhas onde a questão ambiental também merece destaque, o PEDS prevê a criação de infraestruturas modernas e seguras e a transformação da agricultura para responder aos desafios da produção e da exportação.

 

Ao nível social, o destaque vai para a educação de excelência, a promoção do emprego condigno, a promoção da igualdade de género e a garantia do acesso ao rendimento, à educação e saúde para camadas mais vulneráveis, a promoção do desporto, entre outros aspetos.

 

O pilar da soberania é integrado por seis programas, nomeadamente o reforço da segurança nacional, a atenção à diáspora enquanto 11ª ilha, e um novo paradigma para a diplomacia cabo-verdiana no sentido de extrair todas vantagens da cooperação internacional.

 

Carla Cruz sublinha que o objetivo final desse documento, que teve como base o programa do Governo e a agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é ter um desenvolvimento sustentável em Cabo Verde com inclusão social.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/OPI/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 4385 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash