Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Moustapha Niasse reeleito presidente da Assembleia Nacional do Senegal

Imprimer PDF

DAKAR,  Senegal , 15 Setembro (Infosplusgabon) -  O presidente cessante da Assembleia Nacional do Senegal, Moustapha Niasse, foi reeleito neste posto quinta-feira para um mandato de cinco anos, o tempo da nova legislatura senegalesa.

 

A sua eleição foi um dos momentos fortes da cerimónia de emposse oficial dos deputados saídos das eleições legislativas de 30 de julho último.

 

No termo da votação, Niasse obteve 120 votos dos 151 votantes, dos quias 17 abstenções e quatro nulos.

 

A Assembleia Nacional do Senegal é composta por 165 deputados, incluindo 15 representantes da Diáspora, divididos em dois grupos parlamentares, designadamente Benno Bokk Yakaar, coligação presidencial dirigido por Aymérou Gningue, e os "Liberais e Democratas" liderados por Madické Niang.

 

As eleições legislativas foram amplamente vencidas pela coligação Benno Bokk Yakaar que obteve 125 deputados.

 

A coligação Mankoo Wattu Senegal, dirigida pelo ex-Presidente Abdoulaye Wade, classificou-se na segunda posição com 19 assentos diante de Mankoo Taxawu Senegal conduzida pelo edil da Dakar, Khalifa Sall, detido na prisão há seis meses, e que tem sete deputados.

 

O Presidente Wade não vai integrar a Assembleia Nacional, tendo anunciado a sua demissão  domingo último à noite por Babacar Gaye, porta-voz da sua formação política, o Partido Democrático Senegalês (PDS).

 

Entre os 14 partidos que serão representados na Assembleia Nacional figuram o Partido da Unidade e Coligação (PUR), classificado na quarta posição com três deputados e Kaddu Askan Wi de Abdoulaye Baldé que ganhou dois assentos.

 

O Parlamento cessante foi dominado pela coligação Benno Bokk Yakaar com 119 deputados seguida pelo PDS com 12 deputados.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/RTU/GABON 2017

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3479 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash