Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Ramaphosa saúda participação de Riek em negociações de paz para Sudão do Sul

Imprimer PDF

Cidade do Cabo, África do Sul, 21 Junho (Infosplusgabon) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, congratula-se com a participação do líder da oposição sul-sudanesa, Riek Machar, nas negociações de paz facilitadas pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) em Addis Abeba, na Etiópia.

 

Machar, líder do Movimento de Libertação do Povo Sudanês, reuniu-se quinta-feira à tarde com o seu rival, Salva Kiir (Presidente sul-sudanês), pela primeira vez desde 2016.

 

Os dois adversários encontraram-se cara a cara pela primeira vez em quase dois anos, durante um jantar oferecido pelo novo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

 

Desde 15 de dezembro de 2013, o Sudão do Sul está numa guerra civil que opõe os partidários do Presidente Salva Kiir e os do seu então Vice-Presidente, Riek Machar.

 

Esta rivalidade ressalta antigas dissensões entre diferentes clãs do Movimento Popular de Libertação do Sudão, antiga rebelião que levou o país à sua independência nacional em 2011, mas com clivagens étnicas entre os Dinkas (etnia maioritária de Salva Kiir) e os Nuers (etnia minoritária de Riek Machar).

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/UYT/ GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3454 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash