Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Gabão acolhe cimeira do Conselho de Paz da África Central

Imprimer PDF

Brazzaville , Congo, 18 Fevereiro (Infosplusgabon) - Uma cimeira do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) realizar-se-á no in[icio de março próximo em Libreville, anunciou sábado em Brazzaville o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba.

 

O  também presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), anunciou o evento à imprensa no aeroporto Maya-Maya de Brazzaville onde desembarcou e foi acolhido pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.

 

« É normal que, entre chefes de Estado, nós tenhamos consultas. A partir de Addis Abeba (Etiópia), nós analisámos várias questões atinentes à sub-região. É verdade que alguns países registam uma instabilidade e devemos ajudá-los. Vou discutir com o Presidente Denis Sassou N’Guesso que é também presidente em exercício da CIRGL (Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos). Nós teremos uma reunião importante para preparar a próxima cimeira da COPAX.  É em previsão da preparação desta reunião que efetuamos várias consultas”, declarou Ali Bongo Ondimba.

 

Os dois chefes de Estado reuniram-se à porta fechada no Palácio do Povo sobre problemas da segurança na sub-região.

 

Após Kigali, no Rwanda, e Brazzaville, Ali Bongo Ondimba vai deslocar-ae a Kinshasa, na República Democrática do Congo com o mesmo propósito.

 

A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), criada em outubro de 1983 e  cujo Secretariado Geral foi criado em janeiro de 1985, possui atualmente 11 Estados-membros, designadamente Angola, Burundi, Camarões, República Centroafricana, Congo, Gabão, Guiné- Equatorial, a República Democrática do Congo, Tchad, São Tomé e Príncipe e Rwanda.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/OLM/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3961 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash